ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Aulas de música no ensino médio: a composição como metodologia de ensino
Isabella Tais Sonsin, Leonardo Araújo Sanches, Ronaldo Aparecido de Matos

Última alteração: 2019-10-17

Resumo


O objetivo dessa proposta é compartilhar exemplos de atividades desenvolvidas por uma dupla de estudantes do terceiro ano do curso de licenciatura em música aplicadas em um colégio público, em uma turma de segundo ano do Ensino Médio. Trata-se de um relato parcial de uma proposta de ensino que teve como fio condutor a composição musical. O planejamento da proposta teve como base o conceito de conhecimento prévio (AUSUBEL, 2000), logo, houve um mapeamento e triagem de exemplos musicais presentes no cotidiano dos alunos, que fomentaram as atividades realizadas. As ações pedagógicas desenvolvidas caracterizam-se na abordagem de elementos fundamentais à composição musical (HOWARD, 1991), com base em atividades de manipulação sonora e exercícios de criação dirigidos. Através dessas experiências os alunos se sentiram motivados e confiantes para dialogar e refletir a respeito das músicas de seu cotidiano, como também preparados para produzirem suas próprias composições. Almejamos que as atividades musicais e demais estratégias de ensino compartilhadas nesse relato possam incentivar a discussão e produção de atividades voltadas à criação musical coletiva, como também em relação ao potencial pedagógico presente no conhecimento musical dos alunos.