ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Perfil discente de um curso de licenciatura em Música a distância: um estudo com os alunos do Claretiano
Leonardo Gomes Martins, Paulo Roberto Affonso Marins

Última alteração: 2019-10-16

Resumo


A educação superior a distância cresce em ritmo acelerado no Brasil, alcançando um aumento de mais 375% nas matrículas entre os anos de 2007 a 2017, segundo dados da Associação Brasileira de Educação a Distância (2018). O presente artigo traçou o perfil socioeconômico, acadêmico e tecnológico dos alunos do curso de licenciatura em Música a distância do Claretiano. A pesquisa foi realizada com 2084 (dois mil e oitenta e quatro) discentes de licenciatura da instituição, distribuídos em 95 (noventa e cinco) polos de apoio presencial em todo o Brasil. O método utilizado foi o survey, conduzido por meio de um questionário on-line. Os resultados demonstram que, o discente que procura um curso de licenciatura em Música a distância no Claretiano Centro Universitário, tem idade média de 30 a 39 anos, estudou música formalmente em um conservatório ou escola de música antes de ingressar no curso superior e utiliza como principal forma de estudo acadêmico e musical um dispositivo móvel, bem como possui variados aplicativos para auxílio na aprendizagem.


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