ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Estratégias Didáticas para o Ensino de História da Música: relato de experiência em duas escolas públicas de ensino especializado em Belém
Sandra Ferreira Noronha, Brenda Karoline Costa Siqueira

Última alteração: 2019-10-16

Resumo


O presente relato tem como objetivo identificar as diferenças e semelhanças entre as estratégias didáticas para o ensino da disciplina História da Música ministrada em duas instituições de ensino especializado em música em Belém do Pará, a luz da proposta pedagógica e procedimentos didáticos da disciplina observados em cada campo. Deste modo, pauta-se essa investigação no relato de experiência acerca da vivência do cotidiano da disciplina em ambas as instituições, utilizando-se como método de pesquisa a observação participante das turmas realizada durante o estágio na disciplina Práticas Educativas da Música II do curso de Licenciatura Plena em Música, sendo a coleta de dados realizada por meio de diário de bordo e relatórios semanais. Os campos de estágio escolhidos para este relato são duas escolas públicas de ensino especializado em música. Podemos afirmar que nos dois campos de estágio os procedimentos de ensino da disciplina em questão são semelhantes. Em contraste, verificam-se aspectos diferentes no que tange aos procedimentos avaliativos e atividades de apreciação musical, bem como no perfil institucional. Portanto, conclui-se que o perfil institucional e a proposta pedagógica de cada instituição é determinante para a escolha dos procedimentos didáticos adotados para o planejamento de ensino da disciplina História da Música.

Texto completo: PDF