ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Avaliação de música em larga escala no Brasil: um estudo sobre o Enade
Leonardo da Silveira Borne

Última alteração: 2019-10-16

Resumo


Este trabalho apresenta a problematização e algumas considerações sobre uma investigação sobre o Enade, tendo como foco as questões específicas da área de música. As perguntas de partida são: como se organizam as perguntas do conteúdo específico no Enade para os cursos de música? Qual a sua relação com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) específicas da área? A metodologia de trabalho adotada pela pesquisa, que está em andamento, segue uma perspectiva de análise documental, buscando tendências no conteúdo das questões do Enade seguindo categorias emergidas das DCNs, a política de avaliação vigente, assim como dos dados em si. Os dados analisados dão conta das tendências encontradas e se referem, principalmente, a: a) questões que são dirigidas a uma ou outra ênfase dentro da graduação em música que não são, necessariamente, abordadas nos currículos de licenciatura; b) a distribuição não equitativa das questões entre os três eixos definidos pelas DCNs, com predominância do eixo “conteúdos específicos”; c) a maioria dos itens são baseados em conhecimentos do tipo memorístico; d) as perguntas são, na sua grande maioria, de “interpretação com resposta única” ou “asserção-razão”, o que pode reforçar o conhecimento memorístico; e) a presença de viés em parte das questões, focando em tradições musicais ou conteúdos específicos de uma região brasileira ou outra (ou ainda um instrumento musical ou outro).


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