ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Educação Musical na escola básica: uma investigação junto a rede estadual de Macapá
Filipp Wallajhon dos Reis Brito de Sena, Ana Paula Silva da Silva Amaral

Última alteração: 2019-10-17

Resumo


Esta pesquisa tem como objeto de estudo o ensino de música na rede estadual de Macapá-AP e apresenta-se como um estudo exploratório pois tem como objetivo geral mapear a presença da música nas escolas públicas de educação básica de Macapá. E como objetivos específicos: investigar o número de professores de Arte no quadro efetivo ou não da SEED; verificar o número de professores de música dentre os professores de Arte; identificar quais profissionais desenvolvem atividades musicais e que tipo de atividade. A revisão de literatura apontou que este tipo de investigação está concentrado na região Sul do Brasil, o que torna relevante sua realização na região Norte, especialmente na cidade de Macapá. Esta pesquisa traz uma abordagem quantitativa com uso do método survey (SANTOS, 2007) e do questionário (PRODANOV; FREITAS, 2013). Os resultados parciais demonstraram que há 106 (cento e seis) professores de Arte atuando nos anos finais nas escolas de educação básica públicas de Macapá e destes 106, apenas 22 (vinte e dois) responderam ao questionário informando não possuir formação em música, mas que desenvolvem atividades musicais, com destaque às atividades de apreciação musical e história da música. Espera-se com a pesquisa, contribuir com os estudos acerca da presença da música nas escolas de educação básica no Brasil.


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