ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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A História do Ensino Coletivo de Instrumentos de Cordas Friccionadas no Ceará
Hayrles da Conceição Freitas de Moraes Alcântara, Liu Man Ying, Dora Utermohl de Queiroz

Última alteração: 2019-10-16

Resumo


Este trabalho trata-se de uma pesquisa em andamento sobre o desenvolvimento do ensino coletivo de instrumentos de cordas friccionadas no Ceará. O objetivo geral é organizar as informações históricas do ensino coletivo de cordas friccionadas no estado a fim de uma maior compreensão sobre como essa pedagogia ganhou espaço no cenário musical cearense. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e a coleta de dados foi realizada através de pesquisa bibliográfica e entrevistas individuais estruturadas. Observou-se no decorrer da pesquisa o pioneirismo do estado do Ceará com relação ao ensino coletivo de cordas friccionadas no Brasil, a importância do curso de música da Universidade Federal do Ceará para o seu reconhecimento, e a maior presença de música orquestral no estado do Ceará, principalmente em sua capital.

 

 


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