ABEM, XV Encontro Regional Nordeste da ABEM

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Educação musical, diferenças e interseccionalidade: projetos e ações do GRUMUS em tempos de ultraconservadorismo
Mário André Wanderley Oliveira, Yanaêh Vasconcelos Mota, Wenderson Silva Oliveira, Luciano Luan Gomes Paiva, Carlos Antonio Santos Ribeiro, Francisco Ernani de Lima Barbosa, Elke Beatriz Riedel, Ana Clara da Silva Ponciano, Michel Vincent de Oliveira Sampaio, Samara de Oliveira Sampaio, Maurício Eslabão, Tarcísio Ferreira, Tamar Genz Gaulke

Última alteração: 2020-10-19

Resumo


Este texto se configura como um relato de experiência coletivo que versa sobre projetos e ações do Grupo de Estudos e Pesquisa em Música (GRUMUS) – vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte e cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq –, engajado em compreender, sob o prisma da interseccionalidade, a relação entre marcadores sociais da diferença e Educação Musical. Nesta comunicação, especificamente, refletimos sobre os desafios que se nos apresentam no desenvolvimento de projetos e ações sobre o tema em meio à ascensão do ultraconservadorismo no mundo, especialmente no Brasil. Após tais reflexões, defendemos a soma das diferenças nas ações, projetos e estudos da Educação Musical, acreditando que, articulada a outros campos, a área se apresenta como uma potente instância de enfrentamento das múltiplas formas de preconceito, discriminação e opressão que se acentuam na contemporaneidade.

 


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